Metodologias Ativas.

Você sabia que a TreeHouse utiliza o método “Problem Based Learning’’ (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas?! O PBL na educação infantil promove o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração, a comunicação e a resolução de problemas. Além disso, proporciona uma aprendizagem contextualizada, em que as crianças percebem a relevância e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Dá aos alunos a chance de extrair conhecimento de várias disciplinas e os incentiva a resolver problemas do mundo real. Ao se depararem com o problema, as crianças são incentivadas a formular perguntas, buscar informações relevantes, discutir e trocar ideias em grupo, propor soluções e testar hipóteses.

A Aprendizagem Baseada em Problemas surge como um método inovador de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. Em vez de simplesmente fornecer informações prontas aos alunos, os professores apresentam aos estudantes situações-problema desafiadoras e significativas, que despertam o interesse e a curiosidade das crianças. Esses problemas podem ser relacionados a temas do cotidiano das crianças, explorando suas experiências pessoais e o ambiente ao seu redor. O papel do professor é o de facilitador/mediador, orientando e apoiando os alunos ao longo do processo de investigação e resolução do problema.

Para implementar o PBL na Educação Infantil, é necessário adaptar as estratégias e as atividades considerando as características e necessidades das crianças em cada faixa etária. É importante garantir que as situações-problema sejam adequadas, desafiadoras e significativas para os alunos, estimulando seu engajamento e interesse. Também é necessário oferecer suporte e orientação adequados, para que as crianças possam realizar a investigação de forma autônoma e construtiva.Esta abordagem facilita a aprendizagem que transcende a sala de aula e cultiva uma ânsia de aprendizagem ao longo da vida.

Portanto, o Problem Based Learning na educação infantil é uma abordagem que valoriza o aprendizado ativo e a resolução de problemas como forma de promover a construção de conhecimentos e a formação integral das crianças, estimulando sua curiosidade, autonomia e habilidades cognitivas e socioemocionais.

Fontes:

  • Zakaria, M. , Maat, S. e Khalid, F. (2019) Uma revisão sistemática da aprendizagem baseada em problemas na educação*. Educação Criativa , 10 , 2671-2688. doi: 10.4236/ce.2019.1012194.
  • Savin-Baden, M., & Major, CH (2004). Fundamentos da Aprendizagem Baseada em Problemas (p. 198). Nova York: Society for Research into Higher Education & Open University Press.

Gostou? Compartilhe:

Metodologias Ativas.

Você sabia que a TreeHouse utiliza o método “Problem Based Learning’’ (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas?! O PBL na educação infantil promove o desenvolvimento

Leia mais »